quinta-feira, julho 06, 2006

Futebol e Portugal

Pim Pim Pim!

Perdemos o jogo com a França mas de uma forma heroica no meu entender, os jogadores lutaram e jogaram à bola, o treinador e restante equipe técnica fizeram o seu trabalho dando o máximo daquilo que sabiam.

Mas,... será que o futebol é só isto? Tem mais, decerto muito mais.

Ontem pensava no engraçado que seria se os jogadores começassem a fazer comentários sobre a politica e sobre questões económico-socias do País.. Seria no minimo interessante ocupar o tempo de antena para falarem do árbrito para falar de repente de coisas mais mundanas como o salário dos restantes comuns mortais que não tem capacidades técnicas e mentais para jogar futebol daquela maneira.

No meu entender o futebol já faz um pouco esse papel mas de uma forma indirecta e talvez mafiosa. Talvez??

Tipo... Já se usou o desporto tantas vezes para causas que não só relativas ao mesmo..

Exemplos que me lembro assim de repente:

- Campeonato do mundo de rugby na áfrica do sul e campeonato africano de futebol realizados na mesma altura (periodo de transição pós apartheid) com o intuito de unir o País. A Nigéria potencial vencedora do campeonato de futebol não participa e abre o caminho à selecção Sul africana. A não participação nunca ficou bem explicada.

- Grécia país berço da civilização ocidental ganhou o euro 2004 no ano em que realiza os jogos olimpicos no país...numa altura que o mundo atravessa um conflito no médio oriente de caracteristicas religiosas e culturais.

- Mundial da Coreia do sul onde a coreia é favorecida pelos árbritos e recebe um empurrãozinho para ir mais longe...tipo... a fifa a realizar o seu ataque na Ásia para difundir e aumentar o negócio do futebol. Nesse periodo foi noticiado pelos orgãos de comunicação social que o futebol afinal foi inventado na china..

- Mundial dos states onde a Itália é aparentemente empurrada pela fifa e arbritos a seguir em frente em detrimento de portugal devido à maior comunidade italiana residente no País (expulsão de rui costa no jogo com alemanha), logo, maior dinamização do negócio nos states único (acho eu) País ocidental onde o futebol não tem grande dimensão como desporto nacional.

- França linha da frente do problema europeu do islamismo, uma vitória ajuda a solidificar os espiritos dispersos de uma nação que olha-se ao espelho e não gosta do que vê.

- Portugal têm-se queixado mas de vez em quando também recebe benesses por parte dos futeboleiros da fifa devido à grande comunidade lusófona espalhada pelo mundo, e as hipoteses de alargar o futebol aos quatro cantos do mundo.

Teorias...