A cuidar da vossa saude meninos, não liguem se forem uns gajos muito à frente!
O uso exagerado de telemóveis, mais de quatro horas por dia, pode danificar a fertilidade dos homens, revela um estudo da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, segundo o site BBC News.
A pesquisa envolveu um estudo de 364 homens. A observação permitiu concluir que aqueles que usaram o telemóvel mais de quatro horas por dia tinham menos espermatozóides, com menor movimento e com qualidade inferior.
No entanto, um especialista britânico diz ser improvável que a culpa seja dos telemóveis e que o sedentarismo poderá ser o grande culpado. Os testes foram efectuados em homens que já estavam a ser tratados por problemas de infertilidade.
Ainda assim, os homens que utilizaram o telemóvel entre duas a quatro horas por dia tinham mais e melhor esperma do que os utilizadores «exagerados». Já os homens que afirmam não ter usado o equipamento apresentaram os melhores resultados.
O responsável pela pesquisa, Ashok Agarwal, afirmou que o estudo não prova que os telemóveis afectavam a fertilidade, mas mostrou a necessidade de mais pesquisa.
«As pessoas usam os telemóveis sem pensarem duas vezes e nas consequências que pode haver. Usam-no como uma escova de dentes, mas os efeitos podem ser devastadores», afirmou o cientista.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home